quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Sopa na Moranga

1 moranga
Meio quilo de carne bovina com osso (pode ser ossobuco)
1 xícara (cafezinho) de molho de soja
1 cebola
1 tomate
2 cenouras
1 chuchu
1 abobrinha
1 quilo de aipim/mandioca
3 colheres (sopa) de massa de tomate
1 molho de espinafre
1 copo de caldo de carne

1 - Comece lavando bem a moranga. Abra uma tampa, na parte superior. A moranga será o recipiente onde a sopa será servida. Guarde a tampa.
2 - Cave o interior da moranga com uma colher para retirar as sementes e um pouco da moranga também. Reserve os pedaços de moranga.
3 - Tempere o interior e as laterais da moranga com sal. Arrume-a em uma forma, tampe com a parte superior retirada e leve ao forno preaquecido por 1 hora, em média. Cuide para a moranga ficar macia por dentro mas sem se desmanchar.
4 - Enquanto a moranga assa no forno, vamos preparar a sopa. Coloque uma panela de pressão, sem a tampa, no forno e leve os pedaços de carne com osso para refogar. Deixe fritar um pouco com óleo e acrescente o molho de soja. Quando a carne estiver dourada acrescente o restante dos ingredientes, todos cortados em pedaços. Primeiro a cebola, depois o tomate, cenouras, chuchu, abobrinha o aipim ou mandioca, as 3 colheres de massa de tomate, as folhas do espinafre e o copo de caldo de carne. Complete com um pouco mais de água e feche a panela de pressão.
5 - Quando começar a pressão, conte 30 minutos em fogo baixo.
6 - Espere sair a pressão e abra a panela. Bata tudo no liquidificador, em várias vezes, e vá arrumando tudo em outra panela. Misture. Leve ao fogo para deixar tudo bem quente. Arrume um pouco dentro da moranga e sirva em seguida. Você pode, na hora de servir, retirar uns pedaços de moranga e repor a quantidade de sopa dentro da moranga quando acabar. Fica uma delícia com queijo ralado e salsinha picada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário