terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Dica da semana

Descubra o poder das farinhas de feijão branco, berinjela, soja preta e banana verde

As farinhas obtidas através da moagem de vegetais ou cereais possuem alto valor nutricional, pois conservam todos os nutrientes dos alimentos. Nutricionista da Rede Mundo Verde, Bruna Murta explica que as farinhas são opções práticas e fáceis de serem incluídas no cardápio.
— Basta adicioná-las na comida, caldo de feijão, sopas, molho de macarrão, em receitas de pães, bolos e biscoitos ou até mesmo em água — sugere ela.
Por serem excelentes fontes de fibras, as farinhas de feijão branco, berinjela, soja preta e banana verde combatem a constipação intestinal, reduzem o colesterol total e LDL colesterol, previnem e controlam o diabetes, além de causar saciedade:
Farinha de feijão branco - Fonte de faseolamina, esta farinha inibe parcialmente a ação da amilase, enzima que digere carboidratos. Os carboidratos não digeridos não são absorvidos. Sendo assim, esse alimento ajuda no emagrecimento e auxilia no controle das taxas de açúcar no sangue em diabéticos.
:: Ela não é usada em receitas. Usa-se uma colher de café, adicionada a sucos ou água, antes das principais refeições.
Farinha de berinjela - É uma boa fonte de fibras. Essas fibras aumentam a sensação de saciedade e, por isso, essa farinha auxilia no emagrecimento. Ela também reduz o LDL colesterol, triglicérides e ácido úrico e melhora constipação intestinal.
:: Sugere-se o consumo de duas colheres de sopa, no almoço e jantar.
Farinha de soja preta - A soja preta possui em sua casca uma substância chamada antocianina, um fitoquímico de ação antioxidante, importante para a prevenção contra câncer e envelhecimento precoce, além de proteger contra doenças cardiovasculares. Pode ajudar a prevenir o ganho de peso, controlar os índices de gordura e o nível de colesterol, além de ajudar a prevenir diabetes.
:: Podem ser consumidas duas colheres de sopa, que podem ser divididas ao longo das refeições.
Farinha de banana verde - Contém um tipo de carboidrato chamado amido resistente, que favorece o crescimento e a adesão de bactérias probióticas no intestino. Essas bactérias têm relação com maior produção intestinal de hormônios saciogênicos (que causam saciedade).

Auxilia no controle do diabetes, redução do LDL colesterol e melhora o funcionamento intestinal. Por fortalecer a microbiota intestinal estimula o sistema imunológico.
:: O consumo de duas colheres de sopa ao dia, no almoço e jantar, são suficientes para exercer efeitos benéficos à saúde.

Fonte: http://www.clicrbs.com.br/especial/rs/bem-estar/19,0,3140649,Descubra-o-poder-das-farinhas-de-feijao-branco-berinjela-soja-preta-e-banana-verde.html

4 comentários:

  1. Oiiie Dre!!!
    ótimas dicas dessas farinhas... mas confesso q eu sou meio preguiça para fazer essas coisas...
    uma vz minha mae inventou de fazer essa farinha de feijão branco (gordo tudo q falam q emagrece a gente testa... qq dia subimos la na lua se falarem q faz emagrecer).
    então tomava uma colherzona misturada em meio copo de água... menina quase vomitava toda vz... até q desisti hahah acho q misturada com a comida seria mto mais fácil né...
    agora minha mae ta inventando q vai tomar coca-cola com romã HAHAHAH falei toma ai... qdo vc ficar magrinha eu inicio... cobaia nunca mais!
    ahhh tb ta querendo tomar a tal caralluma... aliás todo mundo dos blogs comentam... mas não sei...
    agora q minha cabeça de gorda ta mudando... to preferindo ir pela alimentação... até desisti dos milagres...
    ja tomei cada coisa estranha... hahah
    uma alga com gosto de vinhagre, umas bolinhas de uns lances q vc fazia iogurte com akilo, limão em jejumj, suco de couve... hahaa entre outras coisas malukinhas!
    Bjinhos!

    ResponderExcluir
  2. . Andressa, amiga querida, vim retribuir seu carinho comigo confesso que fiquei muito lisonjeada com seu comentário, obrigada, vc escreveu: "Eu estava viajando pelo seu blog e queria que soubeste que estás me ajudando e muito na minha mudança, tanto em emagrecimento quanto em bem estar. Tu és um exemplo, te admiro muito. um beijão." FALA SE NÃO É PARA FICAR LISONJEADA! conte comigo sempre minha amiga, para tudo que precisar, terei o maior prazer em responder sempre.
    . espero que o trabalho fique menos intenso semana que vem, ai poderei dar-lhe a devida atenção.
    . eu eliminei exatos 12kg considerando a pesagem de hoje, falta 100 gramas para cravar os tão almejados 54kg, quem sabe essa semana!
    . eu tenho tomado a caralluma desde o dia 22/11, tenho sentido menos vontade por doces ou quantidades de comida, creio que seja efeito dela, nem mesmo durante a tpm e dona M eu não me descontrolei. o local para compra por R$ 15,00 está linkado ao lado direito do meu blog, clique em cima do emblema t&t e leia a postagem se interessar.
    . conte comigo se precisar de apoio, coloquei seu blog nos favoritos, volto com mais atenção até sexta-feira.
    . beijinhos mil.
    . fique com DEUS.
    http://augusta-emagrecendo.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Oi querida, adorei seu post, fiquei muito interessada na farinha de feijão branco, parece ótima!!!!
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Oi miga e ai tudo bem?
    comprei hontem uma revista falando sobre algumas dessas farinhas,muito legal a postagem.... e ai ta animada para o natal? tenha uma otima quarta feira e brigaduuu pelos comentarios carinhosos...bjokas e te adoro de montao ta........

    ResponderExcluir